E então, gente… Feriado prolongado pra gente aproveitar ao máximo tudo o que temos direito. Esse ano foi caprichado nesse quesito, heim?

Pra ficar melhor, entrei em contagem regressiva para as férias – não que vá fazer algo especial ou grandes viagens – e não vejo a hora de poder dar minhas voltas pela cidade e pelas cidadezinhas ao redor, curtir a programação cultural que pelo li por aí, está bombando! E eu adoro essas funções… Museus, Exposições, cidadezinhas históricas e afins.

Pra não perder nadinha e também dar a dica pra vocês que estiverem por aqui nessa época, resolvi postar alguns dos eventos que pretendo ir:

 

♦♦♦
Lançamento - Tudo tem uma primeira vez, Mariana Kalil

Lançamento de Livro e Noite de Autógrafos

Tudo tem uma primeira vez,  Mariana Kalil
A vida é uma estreia permanente. Desde o momento em que nascemos, vivemos situações pela primeira vez: algumas inusitadas, outras tristes, muitas corriqueiras e outras tantas insólitas — aprendizados ganham um tom diferente quando vistos a partir do olhar de Mariana Kalil. Para ela, vomitar em um jantar de gala pode ser um exercício de elegância; chamar a polícia, um ensinamento sobre a natureza dos vizinhos; e uma lua de mel no paraíso, tornar-se o inferno. Essas e outras histórias, mais do que lições, garantem boas risadas e divertimento. 

Claro que eu não poderia perder o lançamento do terceiro livro da Mari, adoro ela. Já falei sobre ela aqui e aqui.

Dia 14/10/2015 às 18:30h na Livraria Saraiva – Shopping Moinhos.

♦♦♦

A exposição “Imagina Érico”, em comemoração aos 110 anos do seu aniversário de nascimento, já está no final, mas não dá pra perder… Até quarta-feira, dia 14/10, a gente consegue conferir o trabalho feito por Carlos Gerbase, Julio Conte e Otto Guerra. Eles se inspiraram nas obras de Érico Veríssimo para recriar espaços cênicos onde podemos interagir enquanto público. Estou curiosa e preciso dar um jeito logo nisso. Ano passado tivemos Mario Quintana, vocês lembram? Fui conferir e contei aqui. Foi maravilhoso e imagino que essa seja tão incrível quanto. Pelo que li, a ideia é de que todos os anos um dos nossos escritores seja lembrado dessa forma. No Praia de Belas Shopping, no 3º Andar.

♦♦♦

Exposição – 30 / 34º S – Paralelos Urbanos
Centro Cultural CEEE Erico Verissimo

A mostra 30/34º S – Paralelos Urbanos reúne dez fotógrafos de Buenos Aires, Montevidéu e Porto Alegre que buscam descobrir que cidades são essas que, entre os paralelos 30 e 34, pulsam no sul da América do Sul:

“O olhar de Alfredo Srur, Andrés Cribari, Carlos Contrera, Fábio Rebelo, Fabrício Barreto, Francisco Landro, Gabriel García Martínez, Gilberto Perin, Lena Szankay e Lorena Marchetti traduz a cidade onde vivem ou como sentem a ação dela sobre o seu cotidiano. Suas fotografias exigem um olhar atento, pois provocam reflexões ou um convite à poesia urbana de Buenos Aires, Montevidéu e Porto Alegre.” (Bruna Paulin)

Esta é a primeira etapa do projeto, sendo que o encerramento será aqui em Porto Alegre, em 2017. Dá pra saber mais detalhes das outras fases do Projeto aqui.  Até dia 24 de Outubro de 2015. Rua da Praia, 1223.

♦♦♦

Exposição Abraham Palatnik – A Reinvenção da Pintura
Fundação Iberê Camargo  (3º e 4º andares)

Abraham Palatnik é reconhecido internacionalmente por sua arte cinética e pioneiro no Brasil. Em suas obras ele mistura elementos diversos como luz e movimento, combinando a ilusão de ótica com objetos, utilizando-se de instalações que atraem a nossa atenção e curiosidade.

Ao unir estética à tecnologia, Palatnik utiliza movimento, luz e tempo como instrumentos para a criação de obras com grande potencial visual e poético, lançando os fundamentos de uma corrente artística que ficou conhecida como arte cinética, na qual as fronteiras entre pintura e escultura se confundem e se ampliam. ” (divulgação POA Cultura)

Com certeza um espaço com uma exposição dessa grandeza e com esse apelo lúdico e poético não pode ficar de fora da agenda – feliz porque estou entrando em férias e poderei ir sem pressa ver tudo isso e mais um pouco. Até dia 25 de Outubro de 2015. Av. Padre Cacique, 2000. 

♦♦♦

Bem, essa é a minha programação inicial de férias pra curtir o que anda acontecendo no cenário cultural de Portinho… Quem estiver por aqui nesses dias aproveita pra curtir também!!!

Claro que tem muito mais, e pra todos os gostos, mas esses em especial eu ando querendo muito conferir de pertinho!

Alguém já visitou alguma delas? Me contem o que acharam! Sei que o Palatnik já esteve em outras cidades também e foi um tremendo sucesso.

Ah, e quem vai no Lançamento do livro da Mari? Como ela costuma dizer para suas fãs/leitoras: não me deixem só! Vamos? ♥

Bem, acho que por hoje é só!

Espero que tenham aproveitado muito o feriado! Com chuva ou sol, em casa ou viajando… Eu dominguei de sábado à segunda! ;)

Que venha a semana…

Beijos,

Signature_Nine

  Ei, curte aqui, vai! :(

Nine Copetti

Dizem por aí que já nasci com um livro embaixo do braço. Ando pelas ruas com o olhar pro alto a procurar nuvens que sejam algodão doce e passarinhos que versem sobre o dourado lindo do sol que chega de mansinho. Desanuvio meus pensamentos em palavras que se tornam meus textos de escape, faça sol ou chuva. Nos dias de chuva eu capricho mais. Dizem.

2 comentários

Clauo · 2 de novembro de 2015 às 23:03

Adoro este tipo de programação!
Estou doida pra ler os livros da Mariana.
Esta exposição do Érico deve ser maravilhosa. Se vc for, me conta!
Bjs, querida :)

    Nine Copetti · 2 de novembro de 2015 às 23:09

    Ai, só consegui ir na exposição do Érico, estava muito bacana, as principais obras dele sob a ótica de alguns artistas e crianças, mas fui no último dia, estava lotado e já em clima de desmontagem! As outras acabei perdendo porque fui pro interior visitar meus pais! :(

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *