Esse post contém atualizações feitas no dia 03/05/2016! Estão ao final do texto! ;)

Essa não deu pra esperar, tive que vir aqui pra contar pra vocês uma novidade lá do Shopping Iguatemi – talvez nem seja tão novidade assim pra quem é de Porto Alegre, mas vá lá, será uma grata surpresa pra quem já soube mas ainda não teve tempo de ir conferir/provar/se deliciar de pertinho!

Estou falando da Le Petit Macarons Boutique, sim, uma boutique de macarons, gente!!! Amor demais, né? Eu sei, também me apaixonei de cara. E depois que provei alguns e me apaixonei mais ainda! Claro que voltei pra casa com vários sabores para experimentar!

A Le Petit é de Bento Gonçalves, na serra gaúcha, é lá que está situada sua fábrica e primeira loja. Há alguns dias abriram sua primeira unidade aqui em Porto Alegre: um quiosque lindo, com logo azul turquesa, direito a Torre Eiffel e muitos, muitos macarons de sabores tradicionais a exóticos, perfeitos, saborosos, únicos. Eu não tenho muita experiência nessas belezuras, mas dos poucos que provei nenhum tinha a textura, a leveza e o sabor que esses tem!

A história do macaron (via Le Petit):

Essa delícia francesa a base de amêndoas tem quase 500 anos! Na verdade, o macaron saiu da Itália no século 16 quando a rainha Catarina di Médici mudou-se para a França. O “Doce da Rainha”, como era chamado, foi levado juntamente com a sua corte e a receita era mantida em segredo. Até que as freiras carmelitas de Nancy a descobriram e passaram a reproduzi-la e ficaram conhecidas como “Irmãs Macarons”. Até hoje, na cidade de Nancy existem os macarons como eram produzidos naquela época.

No início do século XX, Pierre Desfontaines teve a brilhante idéia de juntar os “coquies” (“bolachinhas”) a um recheio cremoso e saboroso. E mais recentemente, nos anos 80, Pierre Hermè criou os macarons que apreciamos hoje: uma explosão de cores e sabores. Crocante por fora, macio por dentro….e uma mistura de sabores sutis, fazem desse doce uma iguaria francesa.

Agora, misturem tudo isso à paixão que nós temos por todo o resto que envolve a França… Inclusive aos livros sobre a Cidade Luz, às histórias passadas lá, às aulas de francês pelo tradutor online só pra saber como se pronuncia “oui” ou “merci” ou mesmo “macaron”, hahaha (confessem que ficaram tentadas a passar lá no Google pra saber como se diz macaron? Eu fiquei, e ensino quem não souber: é “macarrum”, com biquinho, não esqueçam!)!

Mais ainda para quem já teve a oportunidade deliciosa de estar lá e provar os originais direto da fonte! Ô delícia!

Não tem como não se apaixonar, né? Tu dá a primeira mordida e te teletransporta para a Ponte Neuf, para a beira do Sena… Dá a segunda mordida, aquele macaron se desmancha aos poucos, espalhando uma doçura delicada e sofisticada pela boca, e então estamos passeando pelos cafés, pelas feiras, conversando com as floristas, andando pelas ruelas charmosas da cidade.

Voltando para a realidade, o atendimento no quiosque é super atencioso, os macarons estão impecáveis na vitrine, a variedade de sabores é realmente incrível e a apresentação e as cores são realmente de encher os olhos! Além de macarons, eles trabalham com biscoitinhos coloridos de farinha de amêndoas (como as metades dos macarons sem decorarão ou recheio) e fudges.

Macarons são uma arte bem trabalhosa, tão delicada quanto o resultado que vemos na vitrine. Sua manipulação requer paciência, conhecimento e muito amor. Poucas são as pessoas no Brasil que se aventuram na arte dessas delicias e até pouco tempo atrás era super difícil encontrar quem os fizesse. Ainda são caros, seja pelos ingredientes ou pelo trabalho que dá produzí-los, mas o fato é que tem conquistado cada vez mais apaixonados. Eu, inclusive.

Recomendo irem de olhos fechados, pedirem sugestão de sabores pra começar, se ficarem confusos com todas as opções, levarem a sua caixinha com os tesouros pra casa e pegar o livro Minha Doce Paris (já escrevi sobre ele aqui, para quem quiser saber mais) para acompanhar a degustação.

Não tem a menor chance de não amar!

♥♥♥♥♥

ATUALIZANDO: 

Pra quem ainda não sabe, o Shopping Iguatemi daqui de Porto Alegre inaugurou a poucos dias a sua expansão, com diversas novas lojas e com a reformulação e mudança de outras. A Le Petit Macarons está entre essas mudanças… E agora tem não só um quiosque com aqueles tentadores macarons pra trazer pra casa, mas também um espaço cheio de charme e com mesinhas na cor da marca (é muito amor pela decoração, gente, sério) para a gente chegar sem pressa e provar ali mesmo, acompanhados de chás especiais ou um belo café (da Illy) nossos sabores favoritos ou até mesmo alguns salgados que também compõem o novo cardápio!

A dica é uma só: dêem logo um jeito de ir conhecer a nova área e me chamem quando resolverem fazer uma pausa para um momento no melhor estilo  “francês”, oui?!?!

IMG_6424

Le Petit Macarons Boutique

Shopping Iguatemi Porto Alegre – Quiosque 2º Andar próximo ao Z Café 2º Andar – Expansão – acesso pela Nilo Peçanha.

Fone: (51) 83228202

Signature_Nine

  Ei, curte aqui, vai! :(

Nine Copetti

Dizem por aí que já nasci com um livro embaixo do braço. Ando pelas ruas com o olhar pro alto a procurar nuvens que sejam algodão doce e passarinhos que versem sobre o dourado lindo do sol que chega de mansinho. Desanuvio meus pensamentos em palavras que se tornam meus textos de escape, faça sol ou chuva. Nos dias de chuva eu capricho mais. Dizem.

3 comentários

Karla Keunecke · 11 de junho de 2015 às 09:34

Amiga, eu pensei que já tinha comentado aqui, ou será que foi no Face? Que estranho!! Amooo macarons!!! Ainda não conheço esta loja, na minha próxima ida ao Iguatemi, certamente visitarei e levarei uma caixinha pra casa!! :)

beijos mil!

    Nine Copetti · 11 de junho de 2015 às 10:38

    Pois eu acho que o WP anda caducando, guria! :)
    Eu provei acho que metade dos sabores, amei quase todos, só o de lavanda que achei gosto de perfume demais, haha! Agora, o de rosas é divino, amiga… o de Nutella então! Dá água na boca só de lembrar! Vale a experiência. Se tu já provou os Ladurée ou Hermé quando esteve em Paris, vai saber dizer se esses são bons mesmo!

    E fiquei super feliz de te ver por aqui!
    Beijo, beijo! ;)

Marshmallow, chocolate e biscoitos | Ei, parou de chover? · 21 de julho de 2015 às 00:22

[…] também gotas de chocolate ao leite belga da Le Petit Macarons, trouxe na primeira vez que visitei a loja e ainda não sabia bem o que iria fazer (eles […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *