MEUS LUGARES

Meus lugares | Biscotteria Itallinni

separator
Posted on / by Nine Copetti

No final de semana passado resolvemos fazer um bate-volta até a Serra Gaúcha. Gramado, de novo, Nine? Não, calma. Se bem que eu não teria problemas em ir pra Gramado (ou Canela, ou Nova Petrópolis…) todo santo final de semana, não! Amo. Mas dessa vez nosso destino foi para conhecer o tão falado e indicado passeio pelo Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves.

Essa não é a melhor época para visitar os parreirais, que ainda estão se desenvolvendo e mais próximo do verão é que terão frutos e as tão esperadas festas da vindima (que é a colheita das uvas para produção de vinho), mesmo assim o cenário não deixa nada a desejar. Mas esse post não é sobre vinhos, nem sobre a paisagem na estrada. É sobre um lugarzinho que encontramos no caminho e amamos de cara!

A Biscotteria Itallinni é uma fábrica de biscoitos familiar, fruto da sociedade de duas irmãs descendentes de italianos (claro que a biscotteria é uma homenagem às suas origens, né) e super talentosas. A loja fica no andar térreo e a fábrica fica no porão e pode ser visitada durante a semana – aos finais de semana apenas a loja segue aberta ao público e adianto que ela já é suficiente pra gente se encantar. Eu me encantei. Pedi um café que quase tive que beber frio, tamanha minha distração olhando e fotografando cada cantinho! <3

Falando da biscotteria (o italiano é um idioma lindo, né, vamos combinar… me lembra o Matteo da novela Terra Nostra <3), as meninas produzem os biscoitos da casa com muito carinho – inspirados no caderno de receitas da vó (Ana Holanda curtiria essa história, me lembrem de contar pra vocês sobre o Minha Mãe Fazia) – e escolhem seus ingredientes/fornecedores com todo cuidado. Os biscoitos são muito macios, derretem na boca e combinam perfeitamente com o meu amado cafezinho de toda hora. Existe uma boa variedade de sabores, tanto doces quanto salgados e elas produzem também o famoso biscotti (ou Cantuccini), um “biscoito” tradicional italiano, feito de amêndoas e bem mais crocante que os outros. Deem um Google pra saber mais da história dele. Mas já facilito a vida de vocês dizendo que é perfeito pra mergulhar no café, se tu é dessas pessoas (o marido, aqui em casa, é). Recomendamos de gergelim e de cacau!

Nessa minha nova fase de alimentos sem lactose, é bem importante ver que os lugares estão mais preocupados com isso. Apesar de eu não ser alérgica e nem ter uma intolerância tão acentuada (embora algumas vezes pareça), sempre cuido, leio rótulos… E a moça que nos atendeu teve o cuidado de explicar que apesar de terem alguns itens sem leite na composição, eles são produzidos no mesmo ambiente, que é uma informação fundamental para quem tem restrições.

Deu pra perceber a delicadeza com que elas cuidam de tudo nesse lugar, né… Não é só com os biscoitos. Cada lugarzinho para onde a gente olhar vê cuidado, atenção aos detalhes, decoração e organização… um verdadeiro convite a não ter pressa. E nem comentei da degustação, né. Sim, logo na chegada, foi oferecida degustação de alguns sabores à nossa escolha! A combinação perfeita de um lugar muito charmoso, repleto de delícias e com atendimento querido demais.

E pra quem achou que a fábrica/loja era feita só de biscoitos e afins, na na não. Elas também tem geleias e doces em compota que dão água na boca, sério. Até quem não gosta muito fica curioso pra provar. Eu trouxe pra casa aqueles mini-potinhos de geleia de figo, mirtilo e frutas vermelhas – eram pra presente, mas pra falar a verdade, mudei de ideia e fiquei com todos pra mim! A de figo não é de Deus, gente… é saborosa demais da conta! As outras ainda não provei, são tão fofos os vidrinhos que dá pena de abrir! <3

 

A Biscotteria Itallinni faz parte do roteiro do Vale dos Vinhedos, é um dos primeiros lugares do mapa que nos forneceram na APROVALE (Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos) que nós visitamos (para quem já conhece o roteiro, há muitos restaurantes, queijarias e afins, além das vinícolas, claro, mas nosso objetivo e estilo de vida foge da maioria desses lugares, por isso a escolha). Pra ser sincera, aproveitamos de verdade dois lugares, no roteiro todo: a Vinícola Miolo com seu Wine Garden <3 e a Biscotteria Itallinni <3 que inclusive já vi que precisamos voltar pra repor os estoques. Ah, e a paisagem que se segue pelo caminho inteiro também vale muito a pena também, isso é indiscutível.

Itallini Biscotteria 

Vale dos Vinhedos – RS 444 Km 17,6

Bento Gonçalves, RS

Aberto diariamente das 9h as 17h30 – mas sempre é bom consultar antes.

 

Então é isso, dica saborosa do dia e uma desempoeiradinha básica por aqui, né!

Uma ótima semana pra vocês!

Beijo,

 

3 pessoinhas leram, curtiram e recomendam este post!

8 Comments

  • Lucia Burille
    31 de outubro de 2017

    Nine, que lindo! Amei, amei, amei!!!

    Reply
    • Nine Copetti
      31 de outubro de 2017

      Ahhh, muito obrigada!!! Nós que amamos esse lugar! <3

      Reply
  • Ana Paula
    30 de outubro de 2017

    Adorei a dica!!! Irei pra Serra Gaúcha no feriado de Páscoa e pretendo conhecer.

    Reply
    • Nine Copetti
      30 de outubro de 2017

      Oi, Ana Paula!
      Que bom, que seja um ótimo passeio! Se precisar de mais dicas, só me escrever, combinado?
      Um beijo e super obrigada por comentar! <3

      Reply
  • Ana Paula Amaral
    25 de outubro de 2017

    Amei esse lugar! Lindo, lindo… Já quero conhecer 😘

    Reply
    • Nine Copetti
      25 de outubro de 2017

      A região toda é linda, Ana! Mas essa biscotteria ganhou meu coração! <3

      Beijão!

      Reply
  • Paula alves
    17 de outubro de 2017

    fala sério, né, nine!
    o lugar já é lindo, mas tuas fotos, benzadeus!! ;)
    já anotei aqui a indicação e espero mais…
    bjin

    Reply
    • Nine Copetti
      17 de outubro de 2017

      Eeeeeee, feliz sempre que tu aparece aqui! <3
      Já tô providenciando!
      Bjoooo

      Reply

Leave a Reply