Opa! Resolvi tirar o pó do blog um pouquinho, vindo contar pra vocês (pra quem ainda não conhece, né… porque quem me segue no Instagram já cansou de ouvir falar, hahaha) de um lugar que abriu em Porto Alegre já tem alguns anos – e pra variar, demorei muito tempo pra resolver ir conferir – e virou o xodó dos apaixonados por cafés. Parada obrigatória para quem aprecia um lugar calmo, aconchegante, com atendimento simpático, boa música, bons acompanhamentos e ótimos cafés!

O Baden Cafés Especiais fica bem pertinho do hospital onde trabalho (a tentação fica maior ainda quando um lugar que a gente gosta fica praticamente do nosso lado, né), do ladinho do Bom Fim, tem internet wi-fi gratuita, mesas ao ar livre, e uma decoração toda moderninha que ganha o coração da gente já na entrada. Eles servem cafés especiais de diversas regiões do Brasil e agora estão inovando com sua própria torrefadora! Isso significa que teremos blends especialíssimos elaborados pela casa, inclusive o primeiro já saiu e podemos adquirir por lá mesmo – em grãos ou moído de acordo com o tipo de preparo favorito do cliente!

Eu viciei desde a primeira vez que pisei lá. Meu café favorito é o Caffe Latte, mas sempre que dá peço também um espresso com o grão do dia pra conhecer novos aromas. Mas aviso que todos os preparos são especialíssimos e valem a pena experimentar.

Das comidinhas, bem, aí fica difícil escolher: sanduíches no pão ciabatta com rosbife + abobrinha + berinjela e saladinha especial, torta de frango, cestinhas de empada ou pão de queijo… Não tem erro, gente, tudo é delicioso! Sempre!

Dos doces só tenho a dizer que nunca dá tempo de registrar em fotografia, mas deixo aqui minhas favoritas:  destaque para a Banoffe – não tenho certeza se é assim que se escreve, mas o sabor é inesquecível – com banana e doce de leite, daquelas sobremesas que a gente come de joelhos; e também para a torta de nozes, saborosíssima. Prefiro nem lembrar muito que é pra não passar vontade. :)

Pra vocês irem se inspirando e já anotando na agenda (de papel ou no celular mesmo) pra não perderem a chance de conhecer esse lugar com tempo, quando estiverem por aqui:

Como se não bastasse o lugar ser perfeito para provar os melhores cafés  especiais e as melhores comidinhas, ainda é ponto de encontro da turma dos apaixonados por café, que não se cansam jamais da oportunidade de conhecer e aprender mais e mais sobre essa maravilha em forma de grão! É a Terça Expressa, organizada pelos meninos do Fórum do Clube do Café. Descobri eles através do Instagram totalmente por acaso, seguindo o perfil @cafecomvc. E desde o segundo encontro tento ir à todos.

Funciona assim, toda última terça-feira do mês (exceto agora em Janeiro) em torno de 12 pessoas se encontram  – evento divulgado na página do Facebook – no Baden, na mesa coletiva linda de viver que eles tem e algum tema é debatido (métodos de preparo, de extração, curiosidades e outros temas referentes ao café). O encontro começa as 19:30h em ponto mas dificilmente termina no horário programado, o papo é tão descontraído e rola de uma forma tão natural que ninguém ali se dá conta do tempo passando. Há explicações sobre o tema da vez, demonstração ao vivo, experiências e claro, degustação de cafés especiais ao final. Tudo impecavelmente coordenado pelo Rodrigo, idealizador do encontro.


Óbvio que eu entrei de gaiata no navio e já fui direto ser voluntária na aula sobre os Moinhos de Café, esse da foto é um Pharos, praticamente um moinho do tempo dos Flintstones! Pesado, grosseiro, fabricado manualmente e super difícil de moer! Notaram que é preciso fazer um certo exercício braçal, né… Vivendo e aprendendo! Mas acho que ainda prefiro os manuais moderninhos, viu! Aqui em casa temos um elétrico Java Espressione e um manual Skerton da Hario, esse último é o nosso queridinho.

Outra aula muito bacana foi sobre Aeropress, fiquei encantada pelo método, um filtrado suave que é preparado em um ritual mais bacana ainda! Está na minha lista de desejos. As fotos abaixo são da preparação para a aula prática, todos os acessórios indispensáveis ao método:

Só tenho uma coisa para dizer: vocês precisam conhecer o Baden já!

Uma recomendação se resolverem conhecer: me chamem! :)

Ah, e levem um livro, os momentos cafeínados por lá ficam perfeitos na companhia de um bom livro. ♥

E se o dia for de chuva, melhor ainda!

Coordenadas:

Imagens: Arquivo Pessoal (fotos feitas em dias diversos)

Baden Cafés Especiais

Rua Jerônimo de Ornellas, 431

Bairro Santana

Porto Alegre – RS

Telefone: (51) 3209-7427

  Ei, curte aqui, vai! :(

Nine Copetti

Dizem por aí que já nasci com um livro embaixo do braço. Ando pelas ruas com o olhar pro alto a procurar nuvens que sejam algodão doce e passarinhos que versem sobre o dourado lindo do sol que chega de mansinho. Desanuvio meus pensamentos em palavras que se tornam meus textos de escape, faça sol ou chuva. Nos dias de chuva eu capricho mais. Dizem.

11 comentários

Maraisa Marques · 27 de janeiro de 2015 às 14:20

Olá Nine, tudo bem?!
Sou uma leitora sua tem bastante tempo! Quase nunca comento, mas sou fã de seus “devaneios”!
Tomei a liberdade de linkar seu blog no meu, o Camarim Pop. Lá eu falo sobre beleza, maquiagem, livros, eventos e cultura pop. Espero que goste. Um grande abraço!

    Nine Copetti · 28 de janeiro de 2015 às 06:43

    Oi, Mara! Claro que lembro! Ando tão distante do mundo de makes e afins, guria! Obrigada pelo carinho!
    Já estou passando no teu blog pra ver as novidades!
    Beijão

Ana Paula · 25 de janeiro de 2015 às 13:15

Nine,
Que legal esse café! Nunca fui num lugar assim. Parece o máximo.
Eu nada entendo de cafés rsrsrs. Acho que é porque não bebo mesmo… Meu negócio é suco e água de coco.
Pelo tanto que gosta de cafés vou te dizer que você ia pirar na Colômbia. E ia voltar carregada de grãos na mala rsrsr.
Bjkss

    Nine Copetti · 25 de janeiro de 2015 às 18:19

    Ah, Ana! Eu tô tentando me tornar adepta da água de coco, mas não consigo gostar assim! Meu negócio são os cafés mesmo! Pois é, todos que vão à Colombia (e os próprios Colombianos que encontro por aí) me dizem que por lá faço a festa no quesito bons cafés! Mala extra quando eu for pra lá, então! kkk!

    Obrigada pelo carinho!
    Beijão

Lançamento de Navegue a Lágrima – Desanuviamentos · 29 de maio de 2018 às 21:20

[…] também me esperava o encontro mensal do Terça Expressa (já contei sobre esse encontro mensal aqui) e tive que abrir mão de me encontrar com meus queridos amigos do café (e da cerveja) por essa […]

Livro de Marcar Livros – Desanuviamentos · 12 de outubro de 2017 às 23:34

[…] Fotos feitas em um dos meus cafés queridos daqui de POA, Baden Cafés! E livro acompanhado de um dos melhores lattes que já provei na vida! […]

Meus Lugares | Café República | Happiness in a Cup · 8 de outubro de 2015 às 22:26

[…] novidades de lá, além de trabalhar com cafés da Baden Torrefação (mesmos proprietários do Baden Cafés Especiais) – e quem me segue no Instagram sabe que sou fã dos grãos torrados por eles – o […]

Meus Lugares | Oi Gracia · 16 de setembro de 2015 às 01:10

[…] nova gramática da LP?) da oh oh -lelê (postei esses dias no IG um que foi colocado na esquina do Baden)! Pro amor ficar completo, um pinguim é uma jarra-abacaxi curingas em cima do frigobar retrô […]

Livro de Marcar Livros · 1 de setembro de 2015 às 23:17

[…] Fotos feitas em um dos meus cafés queridos daqui de POA, Baden Cafés! E livro acompanhado de um dos melhores lattes que já provei na vida! […]

Meus Lugares | Café República · 26 de julho de 2015 às 16:34

[…] novidades de lá, além de trabalhar com cafés da Baden Torrefação (mesmos proprietários do Baden Cafés Especiais) – e quem me segue no Instagram sabe que sou fã dos grãos torrados por eles – o […]

Lançamento de Navegue a Lágrima · 4 de junho de 2015 às 15:11

[…] também me esperava o encontro mensal do Terça Expressa (já contei sobre esse encontro mensal aqui) e tive que abrir mão de me encontrar com meus queridos amigos do café (e da cerveja) por essa […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *