Passando rapidinho por aqui pra contar (pra quem ainda não sabe) da exposição fotográfica que está acontecendo na Usina do Gasômetro, aqui em Porto Alegre. Nós fomos num sábado de manhã, depois de muitas indicações, conferir de perto do que se tratava…

O fotógrafo Sebastião Salgado fez um trabalho magnifico, captado entre 2004 e 2012, com mais de 30 ensaios-reportagem divididos em áreas geográficas, contando um total de 245 fotografias – 30 países fazem parte dessa coleção.

A exposição “Genesis” retrata locais quase intocados, inóspitos, imunes à urbanização, mostrando também as comunidades que habitam esses locais. É sua impressão mais pura e perfeita daquela natureza que muitos nem lembram que existe ou que um dia já foi assim em um território muito mais amplo. Há fotografias feitas em comunidades indígenas de Roraima, nas geleiras do Alasca, nos desertos do Arizona… Um mundo completamente à parte do caos que integra a vida de uma maioria que quase não tem mais espaço em meio a tanto concreto.

Repito, uma exposição lindíssima e muito bem organizada, com curadoria de Lélia Salgado – sua companheira de anos – instalada na Usina do Gasômetro, ponto turístico e centro cultural daqui, e à beira do rio…

Isso significa que vocês devem deixar a pressa ou a preguiça em casa, levar um chimarrão e até o cachorro de companhia se quiser, porque terminada a visita à exposição, depois de admirar uma a uma as fotografias, ficar extasiado com o trabalho incrível e o resultado mais incrível ainda desse cara – e quem sabe levar um livro com todas as imagens vistas ali – de quebra, dar uma esticadinha até o calçadão e arriscar um passeio no Cisne Branco, né? É lindo se for no final da tarde, com o bônus do pôr do sol.

Se quiserem saber mais detalhes, aqui tem um resumo bacana por região fotografada e outras informações sobre esse trabalho.

EXPOSIÇÃO: Genesis | Sebastião Salgado
QUANDO: Até 12 de Maio de 2014

HORÁRIO: 3ª a 6ª das 9h às 21h | Sábado e Domingo das 10h às 21h

LOCAL: Usina do Gasômetro

ENDEREÇO: Av Presidente João Goulart, 551 – Centro – Porto Alegre, RS

ENTRADA GRATUITA

 

  Ei, curte aqui, vai! :(

Nine Copetti

Dizem por aí que já nasci com um livro embaixo do braço. Ando pelas ruas com o olhar pro alto a procurar nuvens que sejam algodão doce e passarinhos que versem sobre o dourado lindo do sol que chega de mansinho. Desanuvio meus pensamentos em palavras que se tornam meus textos de escape, faça sol ou chuva. Nos dias de chuva eu capricho mais. Dizem.

2 comentários

Ana Paula · 9 de abril de 2014 às 10:23

Oi Nine!
Deve estar linda essa exposicao.
Na faculdade eu passei 2 semestres estudando o trabalho do Sebastião Salgado. O professor dizia que ele era o melhor fotógrafo que o Brasil já teve. E eu, com 17/18 anos nunca nem tinha ouvido falar dele rsrsrs.
Os livros de fotografias dele são a coisa mais linda!
Bjssss

    Nine Copetti · 9 de abril de 2014 às 18:41

    Está linda sim, Ana! Uma exposição que dá gosto de apreciar, cada detalhe, cada descrição! Eu me emocionei com o trabalho dele.
    Eu também, até então, nem sabia que ele era tão famoso e tão talentoso, ainda bem que descobri a tempo, né!

    Um beijo grande!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *