Imagem: Material de Divulgação

Gente, essas férias estão me rendendo um bocado de atividades culturais que eu adoro e quase nunca tenho tempo de ir. Uma delas é a Exposição Fotográfica Visto Permanente, de Sergio de Paula Ramos.

Pra quem estiver em Porto Alegre ou pensando em visitar a cidade, a exposição fica aberta até 07 de junho no Museu de Arte do Rio Grande do Sul – o MARGS. Anotem a dica!

Visto Permanente nos mostra os registros fotográficos pelas lentes e pelo olhar inquieto do psiquiatra (e fotógrafo) em suas diversas viagens pelo mundo nos últimos anos. Talvez pela sua profissão e muito pelo seu talento com as lentes, cada imagem nos remete à sentimentos únicos, como uma viagem no tempo a cada tela, cada enquadramento, cada detalhe que coube naquele registro. Sensibilidade, poesia, senso estético, pureza… poderia listar muitos outros adjetivos aqui, mas prefiro que vocês confiram com seus próprios olhos.

Cotidiano, paisagens deslumbrantes, vida guardada em rostos desconhecidos, cenários clássicos e a certeza (quase cômica, porque me fez rir quando percebi) de que a modernidade também invadiu esses cenários, antes de contemplação pura e simples, agora com a “necessidade” de registrar tudo em tempo real, com celulares. Quem for conferir, observe e depois me conte! ;)

Cada uma das fotografias selecionadas para essa mostra me tocou de um jeito diferente, mas o que mais atraiu minha atenção foi justamente a sequencia de rostos destacados – desconhecidos de quem não sabemos nada mas passam um turbilhão de sentimentos só com a expressão do olhar, a vida inteira de uma pessoa contida ali, no exato momento em que uma lágrima escorre no rosto, em que as rugas desenham a trilha de muitos anos vividos, um sorriso meio guardado.

São as imagens que trouxe comigo em reflexão, que me marcaram e fizeram valer a pena conhecer o trabalho desse paulista, gaúcho a mais de 40 anos.

Recomendo, de verdade. ♥

O que: Visto Permanente – Exposição Fotográfica
Onde: Museu de Arte do Rio Grande do Sul – MARGS –
Endereço: Praça da Alfândega, s/n – Porto Alegre

Quando: de 06 de Maio à 07 de Junho de 2015
Horário: Terça à Domingo das 10h às 19h
Telefone: 51-3227-2311

PS: Dessa vez fiz um esforço descomunal para não tirar o celular da bolsa enquanto conferia a exposição – não foi fácil, mas depois que me deparei com pessoas nos próprios cliques do artista, concentradas nos seus, daí é que me decidi mesmo por não clicar nada! Então, deixo pra vocês apenas a reprodução do folder de divulgação, o resto é por conta de vocês, ok?!

;)

  Ei, curte aqui, vai! :(

Nine Copetti

Dizem por aí que já nasci com um livro embaixo do braço. Ando pelas ruas com o olhar pro alto a procurar nuvens que sejam algodão doce e passarinhos que versem sobre o dourado lindo do sol que chega de mansinho. Desanuvio meus pensamentos em palavras que se tornam meus textos de escape, faça sol ou chuva. Nos dias de chuva eu capricho mais. Dizem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *