Buenas, gente, hoje é comemorado o Dia do Leitor… E o que é mais bacana no “nosso dia” do que listar nossas manias, nossos hábitos de leitura e nossas preferências, né? Eu tenho vários!

Pra comemorar com vocês, e aproveitar a deixa pra postar, mesmo que seja um texto mais curtinho e interagir mais, fui pesquisar alguma TAG bacana e responder aqui, assim a gente já se conhece mais um pouquinho e troca figurinhas sobre o assunto, pois sempre tem alguma mania que é quase coletiva, unânime, né?

Quem gostar e quiser responder ou até perguntar mais alguma coisa, corre pros comentários, deixa o link, manda sinal de fumaça que eu vou conferir!!!

1) Quando você lê? (manhã, tarde, noite, o dia inteiro ou quando tem tempo)

Quando tenho tempo, a qualquer hora do dia em que a oportunidade de tirar o livro da mochila ou da mesa se apresente.

2) Você lê apenas um livro de cada vez?

Na maioria das vezes, sim. Tenho um pouco de dificuldade em me concentrar em várias histórias ao mesmo tempo.

3) Qual seu lugar favorito para ler?

Em casa, no sofá. Na rua, numa das minhas cafeterias favoritas. Nos parques a insegurança está tão grande que não me habilito mais.

4) O que você faz primeiro: lê o livro ou assiste ao filme?

Leio, claro. Mas o “A culpa é das estrelas” eu acabei assistindo ao filme primeiro. Ainda não li.

5) Qual formato de livro você prefere? (áudio-livro, e-book ou livro físico)

Livro físico, 99,9% das vezes. Já li uns três e-books, mas em situações esporádicas mesmo, onde eu estava com o iPad na bolsa, havia encerrado a leitura do livro físico e o lugar não me dava outra opção.

6) Você tem algum hábito exclusivo ao ler?

Sim, de preparar tudo à minha volta: água, alguma guloseima, celular, estojo com marcadores, canetas, lápis, adesivos… Depois disso, posso ler em paz. Antes disso ainda ligo pra todo mundo que prometi ligar (mãe, mana, tia, amiga…). Dependendo do horário, tem ainda um balde de chá ou café. Os marcadores ficam bem à mão, caso eu precise fechar o livro às pressas. E uso dois marcadores de página: um de papel comum mas bonitinho (não curto muito os que tem propaganda de outros livros, a não ser que sejam de livros que pretendo ler) para marcar a página em si e outro com imã para marcar o ponto de leitura. Sempre. 

Nos livros mais intensos e com grandes lições, tenho o hábito de rabiscar muito, à lápis, marcar, adesivar. E esse é um dos motivos pelo qual eu não costumo emprestar nem trocar a maioria dos meus livros.

7) As capas de uma série tem que combinar ou não importa?

Acho que é mais interessante se a ideia é colecionar, que as capas sigam a mesma linha. Mas se eu estiver lendo uma sequencia e não encontrar a mesma edição, a curiosidade falará mais alto.

8) Você costuma ter metas de leitura, como organiza o que anda lendo? (pergunta que acrescentei por conta própria agorinha, aproveitando o gancho de uma conversa do Whats App)

Eu nunca tracei metas numéricas, eu vou muito no meu ritmo e no fluxo do que vou descobrindo ao longo do ano. Acho que é desnecessário ter metas volumosas, pois daqui a pouco ficamos tão obcecados em cumprir que não aproveitamos a leitura em si. Geralmente, quando acabo uma leitura, vou dar uma olhada na prateleira de “não lidos”, separo alguns que me chamam a atenção naquele momento, fotografo e peço ajuda pelo Facebook ou Instagram. 

Sobre organização, 2015 foi o primeiro ano organizado, em que listei o que li e escolhi os favoritos. Nesse ano já separei um caderno onde vou listando as leituras, fazendo anotações e classificando-os. Acho que vai ser bacana poder visualizar ao final de 2016 a evolução da leitura e relembrar trechos e notas do que andei lendo.

Bem, acho que é isso. Não foram muitas perguntas, mas achei bem interessante responder. Não me deixem só nessa missão, o Dia do Leitor já está acabando, mas nós estamos aí, nessa vida louca que é desejar mais livros que cabem no bolso e na caixola. Nossas manias são curiosas, interessantes, criativas, doidas… Mas todas alimentam um hábito muito bonito que é o de ler. Livros constroem grandes seres humanos.

Quase meia-noite, hora de pegar meu livro por mais uns minutinhos antes do sono chegar.

Uma ótima sexta-feira pra vocês, ótimas leituras…  ;)

nine_signature

  Ei, curte aqui, vai! :(

Nine Copetti

Dizem por aí que já nasci com um livro embaixo do braço. Ando pelas ruas com o olhar pro alto a procurar nuvens que sejam algodão doce e passarinhos que versem sobre o dourado lindo do sol que chega de mansinho. Desanuvio meus pensamentos em palavras que se tornam meus textos de escape, faça sol ou chuva. Nos dias de chuva eu capricho mais. Dizem.

4 comentários

Clauo · 11 de janeiro de 2016 às 22:18

Nine querida
Adorei! Ador estas TAGs, vou responder e te aviso.
Bjks mil e feliz ano novo

http://www.blogdaclauo.com

    Nine Copetti · 11 de janeiro de 2016 às 22:46

    Que bom, Clauo!!! Avisa sim! Eu também adoro e essa se encaixou perfeitamente no tema!

    Beijo grande, e um ano de ótimos livros pra nós!!!

Ana Paula · 8 de janeiro de 2016 às 17:45

Adoro suas dicas de leitura!! E os posts também!
Parabéns pelo seu dia.
Bjs

    Nine Copetti · 10 de janeiro de 2016 às 22:14

    Ah, obrigada, Ana! Os livros são um mundo a parte! Um grande amor meu! Beijão e uma ótima semana!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *