“Sou tão misteriosa que não me entendo”.

 Clarice Lispector

Clarice completaria 92 anos hoje. Nascida na Ucrânia, batizada Haia (Vida), desembarcou no Brasil com a família em 1922, teve seu nome abrasileirado para Clarice e fez sua vida em terras tupiniquins! Formou-se em direito mas fez sucesso mesmo foi como jornalista (e escritora, claro)!

Nesse site dá pra gente ficar por dentro da história e da vida de Clarice… Pra quem tiver curiosidade, lá estão listadas suas obras, trechos de entrevistas, datas importantes, como a do lançamento de seu primeiro livro – Perto do Coração Selvagem – em 1940.

Quando comecei a escrever esse post corri pra minha estante e me dei conta de um detalhe… Apesar de admirar essa escritora, saber títulos algumas obras e ter lido varias criticas ao seu respeito, jamais li obra alguma dela, sequer tenho um livro guardado! Fiquei pasma comigo, e já tratei de colocar alguns na lista pra 2013, ora bolas!!! Kkk

Alguém aqui já leu Clarice? Que livros vocês leram? Me contem um pouquinho dessa experiência… Estou pensando em começar do começo, com esse que citei acima. Depois quero muito ler A hora da Estrela e Laços de Família!

Deixo pra vocês um trecho de uma fala dela em uma das poucas vezes em que falou de si:

“Quando comecei a escrever, que desejava eu atingir? Queria escrever alguma coisa que fosse tranquila e sem modas, alguma coisa como a lembrança de um alto monumento que parece mais alto porque é lembrança (…) E terminei escrevendo coisas totalmente diferentes.”

Uma ótima semana pra vocês!

Beijo,

  Ei, curte aqui, vai! :(

Nine Copetti

Dizem por aí que já nasci com um livro embaixo do braço. Ando pelas ruas com o olhar pro alto a procurar nuvens que sejam algodão doce e passarinhos que versem sobre o dourado lindo do sol que chega de mansinho. Desanuvio meus pensamentos em palavras que se tornam meus textos de escape, faça sol ou chuva. Nos dias de chuva eu capricho mais. Dizem.

2 comentários

Karla Keunecke · 22 de dezembro de 2012 às 14:12

Amigam tu acreditas que eu tb nunca li Clarice?? Certo que vai entrar pra minha lista de 2013!! Vc já começou a ler? Me conta se está gostando?

beijos!!

    Nine Copetti · 23 de dezembro de 2012 às 14:18

    Amiga, deixa te contar que peguei os dois livros dela lá na Cultura pra trazer pra casa, e no final das contas, deixei os dois e trouxe o “1984”, do George Orwell, acredita??? Estou tão fissurada na Biografia do Jobs no momento, e como ele citou esse livro, acabei trazendo antes! Que coisa…

    Beijinhos!!! Adorei te ver por aqui!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *